VOLTAR AO PASSADO

                         VOLTAR AO PASSADO

Muitas vezes nos pegamos lembrando coisas do passado. Muitas vezes, nos emocionamos lembrando essas coisas, e sorrimos ou choramos; alegramo-nos ou entristecemos. Mas quando voltamos dessa viagem e aterramos no presente, aí então nos damos conta o quanto foram importantes certas pessoas e certas situações em nossa vida.
São fatos, ou atitudes, muitas vezes corriqueiros, mas que foram determinantes na construção do presente que hoje vivemos. Foram coisas ou pessoas que, em maior ou menor grau, influenciaram nosso comportamento, nosso temperamento e consequentemente ajudaram-nos a forjar nossa vida.
Geralmente não nos damos conta da importância do fato no momento em que acontece, é preciso o tempo para mostrar sua importância. Somente o tempo é capaz de nos mostrar o acerto ou erro no caminho escolhido, o acerto ou erro nas pessoas que atraímos para nossa vida, ou simplesmente para nos mostrar a importância de uma escolha. Mas devemos voltar nossa cabeça para trás, para ver o que passou, e então continuar nosso caminho à frente.
Não é correto, em minha opinião, como dizem alguns, que não devemos olhar para trás, mas viver somente o presente. Penso que é importante uma volta rápida ao passado, para poder guiar nossos passos no presente. Não devemos viver no passado, ou do passado, isso realmente é nocivo, mas ter nas mãos as apostas feitas é ter uma visão mais privilegiada do jogo, e uma chance maior de sair dele vencedor. Além de que é importante visitar o passado para rever, ou ainda, perceber a importância de certas pessoas, e dar-lhes o merecido valor.
Devemos, sim, viver o presente com toda intensidade, com muita vontade e determinação. Mas como construímos o hoje? Construímos o hoje com as ações de ontem. Construímos nosso presente com o que planejamos no passado, e o nosso hoje será o passado do amanhã.
Portanto todas as fases, todas as etapas e todas as épocas da nossa vida são importantes para vivermos o nosso presente. Não devemos abandonar nenhuma etapa, para não comprometer a exeqüibilidade da vida. É preciso, sim, ter o discernimento para colocar cada época em seu devido lugar.
Vá de volta ao passado e traga de lá as boas emoções, os bons ensinamentos, os bons momentos. Enfim traga do passado, um belo presente pra você.

                                             Mauricio Bressan Junior

                                                    27/03/2008

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para VOLTAR AO PASSADO

  1. what a fabulous post this has been. never seen this kind of useful post. i am grateful to you and expect more number of posts like these. thank you very much. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s